Pink Stuff on Instagram

11 maio, 2016

A base de maquilhagem perfeita

Um dos passos fundamentais para obter a maquilhagem perfeita é a preparação da pele . O item principal para deixar a pele homogénea , esconder imperfeições , dar acabamento e deixar a pele bonita e com um aspecto saudável é a base . No entanto escolher a cor adequada de uma base nem sempre é uma tarefa fácil , é necessário que saibamos qual é o tipo ideal para a nossa pele de modo a conseguirmos um efeito deslumbrante que cubra manchas , olheiras e outras imperfeições .

As Bases e os Tipos de Pele :

Pele Oleosa : 

Para uma pele oleosa a base deve ter um acabamento matte , ou seja , sem contraste , sem brilho e geralmente sem óleo . Devendo-se sempre optar por uma base "não-comedogênica" (leve , com estrutura química não-gordurosa , sem potencial para entupir os poros) . Uma base liquida de efeito matte para esconder o brilho da pele durante mais tempo , será uma boa escolha .

Pele Mista a Normal :

Uma boa opção para este tipo de pele , será uma base semi-matte , que tem um brilho mínimo . Em geral esta é uma base isenta de óleo ou aquosa com um conteúdo mínimo de óleo.

Pele Seca :

O ideal para este tipo de pele é usar uma base liquida que dê cobertura neutra , com pH neutro que não altera a pele . As bases para peles secas em geral são mais aquosas e contém mais óleo , além de hidratarem mais a pele . 

A escolha da base :

Devemos escolher a cor da base de maneira a que esta seja o mais idêntica possivel ao nosso tom natural de pele . Bases que não combinam com o nosso tom de pele , em geral , deixam um aspecto muito artificial e uma grande diferença entre o rosto e o pescoço . Se queremos escurecer a pele para lhe dar mais vida o melhor é fazer depois , com o blush ou pós bronzeadores .
O tom da pele das costas da mão , que é onde costumamos colocar a base para experimentar a cor , é diferente da do rosto , por isso é importante escolher o tom da base no rosto e não na mão ! A textura também é importante , hoje em dia as bases de maquilhagem são muito evoluídas , temos à nossa  disposição formatos que servem para obtermos os resultados pretendidos : em pó , por exemplo , dão um aspecto matte , a base liquida tem um efeito luminoso em peles baças e corrige facilmente certas imperfeições . Existe portanto uma textura para cada tipo ou estado de pele . 

Base Liquida :

Tem maior cobertura e é mais fácil de aplicar . É uma base ideal para peles secas e com rugas , pois não acumula . Um pincel com cerdas sintéticas ou os dedos s-ao óptimos para aplicar esta base .

Base em Mousse :

Esta base não tem uma cobertura tão boa quanto a liquida , mas deixa um acabamento mais natural . Pode ser usada tanto em peles secas , como peles oleosas , pois a maioria é oil.free . Usar um pincel é a melhor forma de aplicar esta base . 

Base em Pó :

Esta é a base indicada para quem tem a pele oleosa , já que a sua textura ajuda na absorção da oleosidade . Para quem gosta da pele sem brilhos  esta é a melhor opção . Pincéis bem macios de cerdas naturais e a esponja ajudam a aplicar esta base deixando a pele com um aspecto mais natural .

Base Cremosa :

A principal vantagem desta base é que possui alta cobertura , não é uma base indicada para peles oleosas e também deve evitar-se usar de dia . Pincéis com cerdas sintéticas são boas opções para aplica-la.

Como aplicar :

Devemos sempre ter a pele bem limpa e hidratada antes de usar qualquer tipo de base , o truque é nutrir bem a pele antes de aplicar a base pois assim terá uma maior aderência , preencherá melhor e teremos uma melhor cobertura e durabilidade , independentemente do tipo de pele . A aplicação da base pode ser feita de diversas maneiras , dedos , pincéis , esponjas , etc . Mas a melhor maneira de aplicar a base é com pincéis , pois o pincel cobre melhor os poros e adere também muito melhor à pele , além de espalhar o produto de forma mais uniforme , na área dos olhos , a aplicação da base , deve ser feita com os dedos e no restante rosto com o pincel . A esponja é recomendada só para quem tem marcas de acne .
- Ao iniciar o processo de maquilhagem , devemos aplicar a base sempre a partir do centro do rosto , em direcção ao exterior , sem esquecer de esbater na zona dos olhos e orelhas .
- Aplicar a quantidade certa , com um pincel não fica aquele aspecto de mascara e a pele fica sem manchas nem zonas mais carregadas ou pouco naturais . Com um pincel não corremos o risco de maquilhar pêlos , pelo que não mancha as sobrancelhas nem a linha de crescimento do cabelo , se usarem esponja , dobra-la para obter uma superfície arredondada que aplique a base homogeneamente .

Erros a Evitar :

- Escolher mal o tom 
- Esfregar energicamente
- Fazer a aplicação sob uma luz inadequada 
- Esbater mal , deixando marcas no pescoço 
- Aplicar outra camada de base quando a primeira não está bem esbatida . Nestes casos o melhor é lavar a cara e começar tudo de novo ou passar um lenço nas zonas com maquilhagem em excesso.
- Usar demasiado produto




Espero que tenham gostado e que vos seja útil !
Beijinhos !!
     

10 comentários:

  1. eu até hoje só usei liquidas e tive uma em tipo stick, mas acho que eu e base não nos damos bem, é raro usar.

    ResponderEliminar
  2. Adorava experimentar a base em stick!
    Beijinhos!
    Sparkling Bronze

    ResponderEliminar
  3. Adorei estes conselhos sobre utilização da base!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. A minha pele do corpo é seca, mas da cara é mista

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo a precisar de um post assim!!

    ResponderEliminar
  6. Os seus conselhos foram muito elucidativos. Obg

    ResponderEliminar
  7. Adoro as tuas partilhas de conhecimentos , obrigada

    ResponderEliminar