Pink Stuff on Instagram

28 junho, 2016

Poros dilatados - como tratar .






Os poros dilatados são um problema , principalmente para quem tem pele oleosa . A dilatação dos poros é também mais frequente no Verão devido à transpiração (que sai através dos poros) e também pelo aumento da oleosidade da pele causada pelo calor .
Os poros dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo . Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem as secreções sebáceas e os pelos . A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro , mas existe uma regra , quanto maior for o pelo , menor é a glândula sebácea . Por isso , em áreas sebáceas com muitos poros , como a zona "T" (boca , nariz e olhos) , e sem pelos , a secreção tende a ser maior .

Poros dilatados podem causar espinhas ? 

- A mistura de sebo com células mortas que saem pelos poros , protege a pele de bactérias , vírus , além do vento e da chuva . Algumas vezes , no entanto , quando o poro está obstruído e o sebo com células mortas quer sair e não consegue , resulta em acne (dilatação e inflamação do poro).

Qual é a causa dos poros dilatados ?


Pele Oleosa :  As pessoas que têm naturalmente a pele oleosa tendem a ter poros dilatados . Isto ocorre porque o óleo e as células mortas que se depositam em redor dos poros fazem com que essa pele em redor dos orifícios  dos poros fique inchada , fazendo com que os poros pareçam maiores do que realmente são . 

Idade :  Conforme envelhecemos , a nossa pele perde elasticidade , o que faz com que os poros fiquem mais evidentes . A exposição ao sol , naturalmente acumulada com a idade , também afecta o aspecto dos poros .

Hereditariedade :  A predisposição genética também pode ser um factor para o aparecimento de poros dilatados . Caso um dos nossos pais apresente poros dilatados , também nós podemos herdar essa mesma característica .


Cuidado com a maquilhagem 




- Quem tem os poros muito abertos deve usar somente maquilhagem liquida e oil free em vez da versão em pó . Os produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros , o que pode levar à formação de espinhas e pontos negros . O cuidado também deve ser redobrado na altura de tirar a maquilhagem : o ideal é passar um bom desmaquilhante e depois lavar muito bem o rosto . O desmaquilhante limpa a pele mais profundamente e evita que se esfregue em demasia o rosto , o movimento que provoca o aumento da oleosidade .

Alguns cuidados para melhorar a aparência dos poros dilatados 

   

- Nunca espremer espinhas 
- Retirar sempre toda a maquilhagem antes de dormir
- Evitar muita exposição solar 
- Usar produtos específicos para a limpeza da pele
- Utilizar produtos como o primer facial , eles são essenciais para controlar a oleosidade
- Aplicar máscaras faciais de argila verde e branca , elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros 
- Fazer exfoliação semanal que ajuda a retirar impurezas , deixando a pele "respirar" melhor .

Tratamentos para poros dilatados 

- Para tratar os poros , optem por falar com dermatologista para indicar o tratamento mais adequado para o vosso caso .
- Normalmente os especialistas indicam formulas com ácido retinoico para utilizar uma semana por mês , descamando suavemente e assim refinando sensivelmente os poros . O profissional avaliará a possibilidade de usar o medicamento via oral isotretinoína que faz uma enorme diferença na pele oleosa e mista , tornando-a praticamente normal . Peelings especiais de ácidos suaves , como o ácido retinoico , são um método simples e eficiente para fechar os poros e dar um aspecto aveludado .


Microdermoabrasão / Peeling de Cristal :  Este tratamento consiste no uso de pequenos cristais que , em contacto com a pele , promovem uma exfoliação leve . No mesmo aparelho existe um sistema de vácuo que aspira as células mortas e o óleo que pode obstruir os poros .

Peeling Químico de Ácido Retinoico : O tratamento dos poros dilatados com peeling químico tem óptimos resultados , assim como a microdermoabrasão . Pode utilizar-se o ácido retinoico a 5 % em uma sessão semanal , de quatro a seis sessões para um tratamento completo .

Luz Pulsada : A luz intensa reduz as glândulas sebáceas e o diâmetro do poro . Mas atenção : como a pele fica mais sensível , é preciso aplicar protector solar e evitar o sol nos primeiros dez dias após o tratamento . Caso contrário , os poros voltam a ficar abertos . A aplicação de luz pulsada pode ser feita uma vez por mês e tem resultados graduais , ou seja , repetindo o tratamento com frequência , os poros tendem a permanecer menores . Em casos mais acentuados , em que há associação com cicatrizes de acne , o ideal é tratar com laser CO2 fraccionado , que penetra nas camadas mais profundas da pele e acelera a renovação celular e a recuperação das áreas marcadas pelo acne .

Produtos que ajudam a melhorar o aspecto dos poros dilatados 



1 - Primer L'oréal Studio Secrets : Deixa a pele suave com um toque aveludado , disfarçando rugas , poros dilatados e melhorando a textura irregular da pele . Disfarça imperfeições e elimina a oleosidade da pele .

2 - Primer facial para poros dilatados Contém 1gr :  A sua formula livre de óleo e com micro-esferas de sílica proporciona uma sensação única de conforto através de um toque macio e aveludado da pele .

3 - Creme Pré - Maquilhagem The Porefessional Benefit : Antes da maquilhagem . aplicar na pele com os dedos e insistir nas regiões mais problemáticas , pode ser levado na mala para retoques ao longo do dia .

4 - Correcting Sérum Clinique : Com uma textura bem fininha promete reduzir a aparência dos poros dilatados até 85% , em apenas 2 semanas . A marca também tem hidratante e primer para o problema .

5 - Egg Pore Silky Smooth Balm Tony Moly :  É um primer que esconde poros dilatados , rugas finas e cicatrizes para dar à pele um aspecto liso , uniforme , macio e sedoso . 


Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!
    

16 comentários:

  1. Não dispenso fazer uma esfoliação e máscara de argila verde. Um primer é igualmente uma boa solução para contornar o problema. Boas dicas para algo que tantas de nós sofremos! :)
    Beijinhos :) Obrigada
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  2. Tenho a pele oleosa e os poros dilatados. Infelizmente sempre tive o vício de espremer as espinhas :/ está na hora de mudar :P obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por mais um post magnífico
    Amei as dicas bjinhos

    ResponderEliminar
  4. já fiz microdermoabrasão e a pele melhorou muito. adoro mascara de argila verde

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelas dicas, eu sou uma fã incondicional das mascaras de argila :)

    ResponderEliminar
  6. raramente faço exfoliação mas tento ter alguns cuidados básicos

    ResponderEliminar
  7. Experimentei a máscara de mel e deixa a pele super macia. Obrigada!

    ResponderEliminar
  8. O drama de quem tem a pele oleosa. dos produtos que apresentaste só conheço o sérum da Clinique.
    Beijinho, Kati

    ossegredosdakati.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. eu tinha os meus tão fechadinhos que mal se notavam. com a gravidez tenho a pele uma lástima... bolas

    ResponderEliminar
  10. Excelentes dicas, vou partilhar com a minha filha!

    ResponderEliminar