Pink Stuff on Instagram

22 junho, 2016

Argila e os benefícios para a pele .





A argila é óptima para cuidar da beleza , tanto em tratamentos estéticos como terapias . A argila é um componente de origem mineral , recolhida directamente do solo , composta por alumínio (óxido de alumínio) , sílica (óxido de silício) e água .

Benefícios da Argila  


Além dos tratamentos medicinais , a argila é usada em tratamentos estéticos para o corpo , pele e cabelos .

- Favorece a reprodução celular integral , afinando e clareando a pele .
- Promove a exfoliação da pele e couro cabeludo .
- Absorve toxinas e impurezas .
- Promove a reconstituição dos tecidos .
- Faz desintoxicação metabólica capilar , facial e corporal .
- Estimula o crescimento do cabelo , pois actua na circulação .
- Elimina a oleosidade da pele e cabelo .
- Elimina bactérias e tem efeito calmante .
- Suaviza e amacia a pele .



Tipos de Argila 

 


  

  Argila verde - A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne , tem uma acção adstringente , tonificante , estimulante , secante , bactericida , analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial.
Realiza um peeling natural , removendo o excesso de oleosidade da pele . Nutre os tecidos com sais minerais e absorve as radiações solares , retardando o envelhecimento . 








Argila Branca - A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas . Contém a maior percentagem em alumínio e o seu pH é muito próximo ao da pele .
Os seus benefícios são , clarear , absorver a oleosidade da pele sem a desidratar e tem uma acção suavizante e cicatrizante .
Apresenta acção tensora branda e , portanto , pode ser usada em todos os tipos de pele , especialmente nas peles demasiadamente expostas ao sol .







  Argila Rosa - A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha . Por ser mais suave , a argila rosa é indicada para peles sensíveis e delicadas . Ela possui uma acção desinfectante , cicatrizante e suavizante .
A argila rosa é rica em ferro e muito boa para a aplicação de máscara facial , corporal e capilar .
Ao mesmo tempo que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade , fornece os minerais necessários para devolver o viço  e o brilho natural da sua pele e cabelos , tornando-os sedosos e macios .





   Argila Cinza - A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas .
Devido ao titânio presente na sua composição , combate espinhas e pontos negros e é um excelente exfoliante . A argila cinza é um antioxidante natural , retardando o envelhecimento da pele , é reguladora da seborreia capilar , absorve a radiação solar , é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas .




 Argila Preta - A argila preta é a mais nobre de todas as argilas , pode ser encontrada também como lama vulcânica . É muito utilizada para a desintoxicação da pele , principalmente peles oleosas .
Tem uma acção anti-inflamatória , anti-artrítica, absorvente e anti-stress . Devido ao alto teor de alumínio e silício e uma baixa percentagem de ferro , pode ser usada tanto para cosmética como para o tratamento de doenças . É um excelente agente rejuvenescedor .




   Argila Vermelha - A argila vermelha é rica em hematite e muito rica em ferro . A hematite é uma molécula importante para a oxigenação das células , contribuindo para uma pele visivelmente mais equilibrada . É um ingrediente indispensável em tratamentos de anti-envelhecimento , pois contribui para intensificar a renovação celular das camadas superficiais da pele , aumentar a elasticidade da pele e micro-circulação é energizante e suavizante .
Além de ter todos os benefícios das outras argilas , a diferença da argila vermelha é que ela trata e evita as linhas de expressão . A argila vermelha é indicada para peles envelhecidas e pode ser usada em peles sensíveis e com rosácea . Faz uma limpeza completa e profunda e elimina a oleosidade da pele . Pode ser utilizada em feridas , pois ajuda na cicatrização , reumatismos e age como um secante . Além do rosto , pode também ser usada no corpo e cabelos . 

Como usar a Argila 

   

- Importante : Antes da aplicação , a pele deve estar limpa e sem maquilhagem .
- Pegue numa colher de argila em pó (as mais fáceis de encontrar são a verde e a branca) .
- Adicionar água mineral ou chá de camomila (temperatura morna) , até obter uma consistência pastosa e grossa .
- Aplicar no rosto , evitando a região dos olhos e lábios . Se usar a argila verde , vai sentir a  pele a repuxar , isso é normal . Retirar com água assim que secar , vão notar a pele vermelha , uma vez que a argila activa a circulação .
- Enxaguar o rosto delicadamente e não usar cremes nem maquilhagem nas duas horas seguintes .

A argila pode ser comprada em forma de cosméticos ou em pó . Podem encontrar a argila em pó em casas de produtos naturais , supermercados ou farmácias de manipulação , podem também comprar on line em sites de produtos naturais .

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!    

12 comentários:

  1. bom post e obrigado já sei qual é meu tipo de argila a verde :) bejinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro argila verde, é a que uso. Mas é bom saber para que serve e qual a mais indicada para mim. Muito obrigada! Beijinhos
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Faço regularmente máscaras de argila verde. Noto as diferenças no a minha pele. Sabia que a argila é boa, mas não sabia que era tão boa eheh.

    ResponderEliminar
  4. Já faço máscaras de argila há muito tempo, mas confesso que este post foi uma verdadeira lição: não fazia ideia das variedades...

    ResponderEliminar
  5. Uso argila verde e recomendo, deixa a pele magnifica :)

    ResponderEliminar
  6. Nunca usei, mas agora já sei como o devo fazer

    ResponderEliminar
  7. nunca usei , mas pelo que li a mim é argila cinza :)

    ResponderEliminar
  8. só usei argila verde, mas brinquei em criança com outras cores.. não era era para fazer máscaras ahahah

    ResponderEliminar
  9. Adorei este artigo, vou tentar comprar argila para fazer mascaras em casa.Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post, muito bom. Nao conhecia tanta variadade :)

    ResponderEliminar