Pink Stuff on Instagram

13 junho, 2016

Óleo de Rícino




O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinius communis) , bastante comum no Brasil e também se encontra em Portugal . Algumas pessoas conhecem-no pelo seu uso medicinal , especialmente pelo efeito laxante , outras , pela sua presença em formulas cosméticas , principalmente em produtos para os cabelos .
Mas nem todas as pessoas sabem quais são os benefícios que este  óleo pode oferecer e quais são os cuidados com a sua utilização .
O óleo de rícino é considerado um excelente estimulador do sistema imunológico , em parte pela sua concentração em ácidos graxos , segundo pesquisas , este óleo pode ser usado no tratamento de doenças como , Parkison artrite e reumatismo , paralisia cerebral e esclerose múltipla . Mas também pode ser usado para trazer benefícios contra a obstipação intestinal , infecções por fungos , distúrbios menstruais , enxaquecas e inflamações .
Também a pele pode ser beneficiada  com o óleo de rícinio , isto porque tem um efeito emoliente , penetra na pele oferecendo hidratação e estimulando a produção de colagénio e elastina , actuando , assim na prevenção de rugas e linhas de expressão . Este óleo actua ainda no controle da queda de cabelo , aliás ,   uma das mais conhecidas aplicações do óleo de rícino é para os cabelos . Por isso , ele é muito utilizado em cosméticos capilares .

4 Benefícios do óleo de rícino para o cabelo 





- O óleo de rícino contém vitamina E , minerais e vitaminas que auxiliam no crescimento dos fios de cabelo , activam a circulação sanguínea no couro cabeludo , hidratam os fios e selam a cutícula da fibra capilar , dando brilho .

Benefícios mais conhecidos do óleo de rícino para os cabelos são :

1 - Ajuda no fortalecimento do couro cabeludo e no crescimento dos cabelos .

2 - Combate infecções e o crescimento de bactérias e fungos que poderiam impedir o crescimento capilar , por apresentar propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas , devido à elevada composição de ácido ricinoleico .

3 - Proporciona hidratação , deixando os cabelos sedosos e brilhantes , por isso é utilizado muitas vezes para os cabelos ressecados e com pontas espigadas .

4 - Ajuda no tratamento da doenças como a dermatite seborreica .

- Existe ainda quem aposte no óleo de rícino para o crescimento das sobrancelhas e dos cílios (pestanas) , hidratação das cutículas e até fortalecimento das unhas . Pode ser também usado para hidratar as áreas que estão mais ressequidas da pele , como , por exemplo , no caso dos pés nos calcanhares com rachaduras  . Acredita-se ainda que , quando aplicado directamente no local , pode ajudar a evitar estrias . 

Como usar óleo de rícino para cuidar da beleza


 

  

Este óleo pode ser usado no banho , numa auto-massagem ou em champôs / cremes , há também muitos cosméticos que já o contêm nas suas formulas . O óleo de rícino pode ser usado puro no couro cabeludo ou para a hidratação dos fios de cabelo , da seguinte maneira :

Hidratação para os fios de cabelo - 1 Iogurte natural + 1 colher (sopa) de óleo de ricino . Misturar tudo muito bem , aplicar nos cabelos lavados e ainda húmidos e deixar actuar por 20 minutos . Enxaguar bem de seguida .

- Para o corpo , o óleo pode ser diluído noutros óleos , como . por exemplo , óleo de sementes de uva , aumentando assim o seu poder de hidratação .

Existem ainda outras maneiras caseiras de usar o óleo de rícino :

   1 - Para combater a pele seca - 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de óleo de coco . Misturar os ingredientes e aplicar nas partes desejadas do corpo . Deixar actuar por cerca de 30 minutos e depois enxaguar . 

2 - Hidratar cutículas e fortalecer unhas - Passar o óleo de rícino nas unhas directamente e deixar ficar durante toda a noite . Lavar na manhã seguinte . 

3 - Aumentar as sobrancelhas - Basta aplicar o óleo nas sobrancelhas massajando suavemente tendo o cuidado de evitar os olhos  . Depois enxaguar a área , fazer esta aplicação 3 vezes por semana .

4 - Prevenir estrias - 1 colher (sopa) de óleo de rícino + 1 colher (sopa) de um óleo da sua preferência . Aplicar a mistura na área desejada e massajar cerca de duas vezes ao dia .

5 -Crescimento dos cabelos - Aplicar o óleo directamente na raiz do cabelo e massajar . Deixar por algumas horas (no máximo 12 horas) e depois lavar os cabelos normalmente . Fazer a aplicação cerca de três vezes por semana . 

6 - Crescimento das pestanas - Aplicar o óleo nas pestanas com uma escova de rimel , tendo cuidado com os olhos . Deixar actuar por algumas horas e depois enxaguar . Fazer esta aplicação cerca de três vezes por semana .

Porém , vale a pena ressalvar , que estes são os usos mais conhecidos do óleo de rícino , mas estes não oferecem comprovação cientifica . Em casos de dúvidas , deverão consultar um especialista . 

Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

15 comentários:

  1. adoreiii , :D obrigada por mais um post fantástico , não conhecia nem metade dos beneficios deste produto

    ResponderEliminar
  2. Tou a ver que este óleo faz milagres obrigada querida por mais um post magnífico bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Tou a ver que este óleo faz milagres obrigada querida por mais um post magnífico bjinhos

    ResponderEliminar
  4. olha que bem, assim já sei que o posso comprar e quais as finalidades dele

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia. Vou experimentar nas cutículas! :)
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  6. Vou experimentar a máscara hidratante para o cabelo...

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia, vou experimentar nas unhas e pele, obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  8. Já ouvi falar maravilhas deste produto, mas nunca experimentei. Vou tratar disso. :)

    ResponderEliminar
  9. Nunca tinha ouvido falar mas pelo que dizes parece ser muito bom :)

    ResponderEliminar
  10. Já tinha ouvido falar na blogosfera mas, não sabia a mínima ideia para que servia mais, a não ser para os cabelos, fiquei bastante curiosa e vou pesquisar, como se pode usar na parte da saúde, principalmente como falaste na imunologia e para a obstipação e enxaquecas do qual sofro desses males obrigada pelo esclarecimento ... beijinhos

    ResponderEliminar
  11. tenho que ver se descubro e se experimento... e depois venho cá buscar as receitas

    ResponderEliminar
  12. Hehe... Só usei óleo de ricínio nas cutículas... O que se aprende. Obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Humo tenho que ver se compro Óleo de Ricinio, já ando ha muito para experimentar.Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  14. Ando a experimentar nas sobrancelhas, vamos ver se resulta... :)

    ResponderEliminar