Pink Stuff on Instagram

21 junho, 2016

O que realmente funciona para clarear a pele ?





As manchas na pele afectam uma grande parte das pessoas e muitas delas sentem-se  bastante incomodadas com as marcas que ficam no rosto ou em outra parte do corpo .
As manchas poderão aparecer , principalmente na idade fértil e durante a gravidez , nas regiões que acumulam melanina - como as bochechas , testa e acima dos lábios - e são desencadeadas por inclinação genética , factores hormonais e exposição solar , que estimulam ainda mais a produção de melanina .

Como prevenir o aparecimento das manchas ?

- A melhor forma mesmo de evitar que as manchas apareçam é usar sempre protector solar , usar diariamente , faço sol ou não , de preferência usar acima do factor 20 . Enquanto ainda não se tem manchas , o uso de clareadores  dermocosméticos também ajudam bastante na prevenção .

Qual é o melhor tratamento para eliminar as manchas ?

- Primeiro , é importante esclarecer que , ao contrário do que circula pela internet , pomadas hidratantes como o Bepantol , Hipoglós , Minâncora , as receitas caseiras á base de maisena , açúcar e limão não vão clarear as manchas na pele !
Fiquem a saber que quanto mais precoce for o tratamento maiores são as hipóteses das manchas desaparecerem . Aos primeiros sinais , a melhor medida é consultar um dermatologista para que seja indicado o tratamento mais adequado para a situação da pele .

Tratamentos para clarear a pele :

Peeling Químico -  Felizmente , as manchas na pele são normalmente superficiais . Uma boa dica para remover manchas antigas ou novas é fazer um peeling químico . O peeling químico utiliza ácidos alfa-hidroxi , que podem ser eficazes no tratamento de manchas superficiais . Os peelings químicos , queimam a camada superior da pele danificada , revelando uma pele mais clara e sem danos . Para melhores resultados façam sempre o peeling químico com profissionais .
Este tratamento é feito em sessões , e por isso é preciso um pouco de paciência para ver os resultados . Geralmente são necessárias 10 sessões para se ficar com a pele realmente limpa . Durante este período não deve haver exposição solar de maneira nenhuma sem protecção . O tratamento remove as células mortas e estimula o crescimento de novas células , deixando por isso a pele mais bonita e saudável . 

Spectro Laser Toning - Uma tecnologia recentemente aprovada pelo orgão americano FDA (Food and Drug Administration ) , e que já é considerado um dos maiores avanços no tratamento das  manchas . Antes deste tratamento ser aprovado , havia contra-indicações de se fazer laser ,por causa do risco de causar efeito contrario nas manchas (o laser causa um processo inflamatório na pele , que por sua vez se defende produzindo mais melanina o que pode intensificar ou aumentar as manchas ) .

Laser CO2 - Além de clarear as manchas , a emissão do laser CO2 também é capaz de rejuvenescer a pele , eliminar rugas , cicatrizes de acne , combater flacidez e o envelhecimento solar . O aparelho pode atingir a camada mais profunda da epiderme e assim promover resultados eficazes e duradouros .

Fototerapia - Outro método eficaz no combate ás manchas é a fototerapia que também tem uma acção multi-funcional . O procedimento transporta energia para as células da epiderme por meio de irradiações electromagnéticas de baixa frequência . Dessa maneira ele elimina as manchas , rugas e até acne . As peles mais sensíveis ficarão encantadas com a fototerapia , pois além de ser totalmente seguro , o tratamento é indolor . Por não ser invasiva e nem ionizável   , a técnica não emite raios UV e nem causa o aumento na temperatura da superfície da pele , não provocando efeitos secundários .

Cosmocair C250 - Equilibra a produção de melanina e regula a transferência para os queratinócitos - células da epiderme . Contém Nano White , activo que associa arbutin (despigmentante  de origem vegetal) a outros ingredientes de efeito  antioxidante , como a glutationa e as vitaminas C e E . Além das substâncias despigmentantes , os manipuladores podem conter protector solar e ingredientes que combatem o envelhecimento , o ressecamento ou o excesso de oleosidade , tudo no mesmo boião . A desvantagem é que são mais instáveis e , portanto , duram menos tempo , atenção ao prazo de validade .

Activos que ajudam no clareamento :

Hidroquinona - A hidroquinona é um agente despigmentante da pele , é utilizada tópicamente no tratamento da despigmentação  das manchas dermatológicas como melasmas , sardas , lentigos senis , hiperpigmentação  pós-inflamatória e dermatite .
A hidroquinona é um dos activos mais prescritos pelos dermatologistas para combater as manchas , porém é necessário tomar cuidado com o tratamento . Sabe-se que a aplicação tópica  da hidroquinona pode causar a ocorrência de sensibilidade na pele , comichão , descamação , vermelhidão , ressecamento e outros problemas mais graves . Por isso deve ser sempre usada com acompanhamento médico . 

Ácido Retinoico - O ácido retinoico age profundamente na pele . Ele aumenta a produçaõ de colagénio para diminuir manchas e rugas . O ácido retinoico é um óptimo tratamento de rejuvenescimento , usado regularmente , traz benefícios a longo prazo , suaviza rugas , diminui a aspereza  da pele e clareia manchas . Parando de usar , os resultados desaparecem com o tempo .
O ácido retinoico também ajuda outros procedimentos rejuvenescedores . Por exemplo , um peeling facial ou alguns laseres rejuvenescedores têm melhores resultados em quem já esteja usando este ácido .

Ácido Kójico - O ácido Kójico (despigmentante natural) age sobre a pele inibindo a acção e produção de melanina - substância produzida pelos melanócitos que causam , além do bronzeado , manchas na pele . O ácido Kójico também actua como antiséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele . Ele também tem acção antioxidante (ajuda na prevenção do envelhecimento cutâneo) e pode ser usado em formulações juntamente com o ácido glicólico , vitamina C entre outros activos .


Além dos tratamentos acima referidos , há também cosméticos com função clareadora , que podem ser usados como coadjuvantes nos tratamentos .




Espero que tenham gostado , que tenha sido útil , num próximo post vou falar mais detalhadamente sobre quais os ácidos melhores para clarear a pele .
Beijinhos !!

15 comentários:

  1. Informação util e muito completa, gostei.

    ResponderEliminar
  2. Manchas na pele, sobretudo na face... Graças a Deus não tenho quase nenhumas mas com a idade e o tempo... É sempre bom saber porque não é fácil encontrar produtos bons para as manchas. Muito obrigada pela informação. Beijinhos :)
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que existiam tantos tratamentos para clarear a pele. Obrigada pela informação e dicas sempre uteis e interessante :)

    ResponderEliminar
  4. eu de vez em quando faço a mascara de argila branca

    ResponderEliminar
  5. Sou muito morena, com a idade vão aparecendo manchas... Uso um sérum da Bioderma, muito bom.

    ResponderEliminar
  6. Bastante útil sem dúvida, adorei o post, obrigado por esclarecer ,tirei algumas dúvidas! Beijokas :)
    ❤ Célia Santiago
    Diário Feminino
    FacebookInstagramYouTube

    ResponderEliminar
  7. Boas informações. Desconhecia grande parte dos assuntos. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada linda por mais um post maravilhoso, sempre muito útil e com boa informação :-)

    ResponderEliminar
  9. Ai nunca acreditei nessa das mezinhas caseiras lool mas tinha uma pequena ideia de alguns tratamentos mas não de todos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isto não são mezinhas caseiras , são tratamentos de clínicas estéticas , são peelings químicos , tratamentos à base de ácidos , etc , só podem e devem ser feitos por profissionais !!

      Eliminar
  10. Muito útil, não tinha conhecimento desses tratamentos todos...

    ResponderEliminar
  11. os teus posts andam cada vez mais completos e interessantes... maravilha

    ResponderEliminar