Pink Stuff on Instagram

04 junho, 2016

Cuidados da pele em cada idade : Aos 20 , aos 30 , aos 40 e a partir dos 50





Quando se fala de beleza , existem gostos para tudo . Há quem faça a sua velha rotina de água da torneira e hidratante desde os tempos da escola e quem já ande a correr para uma clínica de estética quando ainda nem a primeira ruga apareceu . Mas tal como aos 20 anos não faz sentido usar um creme para os 40 anos com a ideia de que vai ter um super - efeito , usar produtos errados em idades avançadas pode acelerar ainda mais o envelhecimento . À medida que os anos passam , as características da pele mudam - se aos 15 anos sofremos com a oleosidade , aos 50 anos ela torna-se extremamente seca . A única coisa que , afinal podemos fazer é tentar que a nossa pele esteja no seu melhor em cada fase da vida . Como ? Com os cuidados essenciais para cada idade .

Aos 20 anos :

- Proteger , proteger , proteger - é este o mantra . Nesta altura muitos dos problemas que a pele tem vêm de causas especificas (acne e oleosidade , por exemplo) ou , basicamente , negligência : tabaco , beber demais , muito sol , má alimentação , festas até de madrugada ... Embora , nesta idade , a pele seja firme , toda a adolescência vivida ao máximo , deixa marcas e ,  a partir dos 25 anos , linhas finas podem surgir precocemente . Dai que proteger e preservar sejam palavras de ordem para evitar danos futuros .
Aqui o objectivo é limpar e manter a pele livre de impurezas (para não piorar o acne e a oleosidade que , mesmo no fim da adolescência , podem persistir) , proteger do maior dano - o sol - e hidratar . Todos os cuidados nesta idade devem de envolver sempre filtros UVB/UVA porque é nesta idade que as alterações causadas pelo sol vão deixar marcas - para mais tarde recordar . As sardas podem ter alguma piada mas são um sinal óbvio de que a pele foi queimada e , não querendo ser desmancha - prazeres , vão sofrer mais tarde com manchas e rugas . E os escaldões não são  cool , por isso , afastem-se disso !

O que procurar :

- Cremes com ingredientes antioxidantes , vitamina C e filtros de protecção solar . Se tiver marcas de acne ou inflamações , os cremes devem ter ainda ácido salicílico ou peróxido de benzoíla . Estas palavras parecem chinês , é verdade , mas antes de comprarem um creme só porque leram que era bom ou que uma amiga disse que gostou , vejam se tem , pelo menos, estes ingredientes - chave no combate às marcas de acne .

Como tratar :

- Lavar de manhã para remover o excesso de oleosidade natural da pele , colocar protector solar e hidratar . A maquilhagem deve ser oil-free e leve para não pesar a pele e promover ainda mais a oleosidade . À noite , limpar bem e aplicar tratamentos hidratantes , anti-oleosidade ou anti-acne (qualquer que seja a necessidade especifica da pele) . Se são daquelas que ficam a noite inteira na discoteca a beber e a fumar , usem um sérum antioxidante ou com vitamina C para aliviar os danos causados que as festas provocam . Deve ser feita uma esfolição semanalmente para limpar as células mortas .

Aos 30 anos :

- Podem dizer olá às primeiras rugas . E não só : às manchas , à flacidez , aos pés-de-galinha e às linhas de expressão nas zonas que mais movimentamos (como os sulcos nos cantos dos lábios e na testa) também . Nesta fase , a pele já não se regenera com a mesma facilidade que nos 20 anos e de tudo o que de mau foi feito na adolescência vai começar a reflectir-se . Dai que muitas mulheres , nesta idade , tenham pequenos momentos de loucura em que acham que um creme para 40 anos vai ter um efeito potente e aniquilar todas as pequenas rugas e manchas que , agora , se conseguem ver a olho nu no espelho.
Embora os filtros solares continuem a ser importantes (e vão ser em qualquer idade) , há factores que vão acentuar todos os sinais e que tornam o trabalho dos cremes mais difícil : o tabaco , o álcool e dormir pouco (que vai roubar tempo útil à renovação celular) . Nesta fase tem que se apostar , cada vez mais , numa alimentação carregada de antioxidantes e cremes anti-idade  que estimulam o processo de regeneração celular e que contenham colagénio (que a pele está a perder) .

O que procurar :

- Hidratantes ricos em antioxidantes , fórmulas clareadoras (para as manchas) , cremes com vitaminas C e E (que estimulam a produção de colagénio) e tem que se adicionar um novo ingrediente à nossa rotina : retinol , que aumenta a capacidade de regeneração da pele (e , quando tivermos 50 anos , vamos agradecer te-lo feito  nesta idade) . Evitar usá-los durante o dia porque o sol desactiva o retinol , tornando os cremes inúteis .

Como tratar :

- Lavar de manhã , usar protector solar e hidratar . Os produtos de limpeza devem fazer um pouco mais do que os usados aos 20 anos e as melhores fórmulas são aquelas que , ao mesmo tempo retiram a maquilhagem , apaziguam e tratam . À noite , lavar e aplicar tratamentos anti-idade ou clareadores (mediante as necessidades da pele) . Nesta idade , o creme de olhos começa a ser obrigatário de manhã (com protecção solar) e à noite (com hidratação) , para diminuir as linhas e aumentar a elasticidade da pele . Semanalmente deve ser feita esfoliação , nesta fase , as máscaras são bem vindas porque dão um boost de vitalidade.

Aos 40 anos :

- A pele vai começar a ficar cada vez mais seca graças à queda de produção de hormonas . E não é só isto : a fragilidade , a flacidez e as manchas aumentam e as pequenas linhas , que aos 30 anos se foram atenuando com os cuidados certos , não desaparecem agora com tanta facilidade . Não quero assustar ninguém mas o pescoço e o decote também vão mudar . Ao ficar mais fina , apele retém cada vez menos líquidos (as odiosas bolsas por baixo dos olhos) . Beber água torna-se agora , não importante , mas sim obrigatório.
Todos os danos dos 20 e 30 anos vão tornar-se visíveis e a pele vai expor literalmente toda a sua "história" . Se apanhou muito sol, todas aquelas sardas engraçadas que tinha vão dar lugar a manchas cada vez maiores . e há ainda uma outra coisa que a maioria das mulheres ignora - o colagénio é produzido em quantidades cada vez menores e a pele vai perder a firmeza . Aqui não são só as rugas mas também aquele efeito de "pele murcha" .

O que procurar :

- Em geral , tratamentos que adicionem a hidratação que a pele está a perder  e ingredientes que criem colagénio , como os peptídeos , e que melhoram a textura da pele , como o retinol : são dois grupos de ingredientes que , se ainda não usa , deve acrescentar à rotina de tratamento . Muitos produtos já trazem estes dois grupos de ingredientes e dá algum trabalho , nós sabemos , mas têm mesmo de começar a ler os rótulos , ou a pesquisar os sites das marcas quando quiserem comprar um produto especifico .

Como tratar :

- Lavar de manhã , usar protector solar e creme anti-idade  . À noite , limpar bem e aplicar tratamentos anti-idade , anti-manchas ou preenchedores e de firmeza (mediante as necessidades da pele) . Os séruns , embora façam , sentido em todas as idades , surgem como aliados durante a noite .O contorno de olhos e da boca precisa de atenção com produtos anti-idade próprios para estas zonas . E não tenham medo de , agora usar produtos com efeito tensor e lifting . A esfoliação continua a ser importante e , porque vale sempre a pena bater nesta tecla , os filtros solares nesta idade já têm de ser bastante altos (nunca menos de 45) .

Aos 50 anos ou mais :

- A pele fica mais fina e seca , efeito das alterações hormonais (menopausa) . A sua maior arma ? A hidratação . Durante a menopausa , as hormonas femininas entram em declínio , levando ao envelhecimento acelerado da pele  - perda de tom , os olhos encovados , as rugas profundas , a flacidez são os principais problemas mas os cremes e os séruns não podem fazer milagres . Não havendo como reverter o tempo , a única coisa que se pode fazer é cuidar o melhor que conseguir para que a sua pele tenha um aspecto saudável e hidratado . E porque a capacidade da pele reparar o colagénio diminui à medida que os níveis de estrogénio  caem , as rugas tornam-se , nesta idade , muito acentuadas . O ideal seria ter começado a rotina infalível desde os 30 anos com retinol , para fortalecer a pele e estimular a produção de colagénio . Este será  o maior investimento  que qualquer mulher poderá fazer . Mas agora , produtos firmadores , tensores ou de lifting são bons aliados . Se procuram resultados mais dramáticos ,esta pode ser a altura certa para procurar tratamentos a laser e outras opções de rejuvenescimento de pele (não-invasivas ou invasivas - a escolha é do critério de cada pessoa) .

O que procurar :

- Fórmulas com ingredientes como o ácido hialurónico (impede a perda de água e é considerado um potente hidratante) , ácido glicólico (ajuda na renovação celular e estimula a produção de colagénio) , tretinoína e retinol (derivados da vitamina A promovem a renovação celular) , vitamina C (antioxidantes e clareadora) e vitamina E (protege contra a oxidação causada pelos radicais livres) .

Como tratar :

- De manhã , lavar e aplicar hidratantes fortes . Como os cremes com retinol deixam a pele sensível ao sol  , os protectores solares de amplo espectro (+50) são nesta idade obrigatórios . À noite , lavar bem e aplicar fórmulas com ingredientes anti-idade fortes (descritos no parágrafo anterior)  antes dos hidratantes nocturnos . Os séruns e óleos hidratantes continuam a ser uma boa aposta e os produtos de limpeza devem ser próprios para não retirar a humidade da derme . Embora a pele seja seca devido à excessiva perda de água , a esfoliação semanal continua a ser fundamental .





Espero que tenham gostado e tenha ajudado !
Beijinhos !!

15 comentários:

  1. Obrigada pelo post
    Estas informações são muito importantes bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo post
    Estas informações são muito importantes bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas.
    Não sabia que o sol inutiliza o retinol, vou ter esse pormenor em consideração

    ResponderEliminar
  4. tenho 43 anos mas quem não me conhece não acredita, tenho a apele oleosa, mas sem rugas e perfeita embora tenha umas pequenas manchas que teimam em sair. uso protector solar todos os dias.

    ResponderEliminar
  5. eu aos 18 prometi a mim mesma usar sempre creme de rosto e de corpo. durante anos consegui fazê-lo mas depois a crise bateu à porta e descuidei-me um pouco. mas tenho tentado ter as minhas rotinas e usar os cremes que a mim se adaptam e bem.. sinto-me bem

    ResponderEliminar
  6. Optimas dicas, já com mais de 50 anos, já nao dispenso os seruns anti-idade e o protetor solar

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas. Parece que estou no bom caminho. :)

    ResponderEliminar
  8. Excelente post e excelente explicação. Obrigada pelo esclarecimento tão claro. Parabéns pelo post

    ResponderEliminar
  9. com 36 anos tem cuidados que tenho de seguir a risca

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela partilha de conhecimentos. Uma pele de, por exemplo, 40 anos, requer cuidados diferentes de uma pele de 30 ou mesmo 20 anos. É importante conhecer bem a nossa pele, em que estado se encontra e quais os produtos que lhe são adequados :)
    Beijinhos :)
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por nos deixares sempre conselhos importantes :)

    ResponderEliminar