Pink Stuff on Instagram

03 junho, 2016

10 Mitos de beleza nos quais devemos deixar de acreditar !





Existem alguns mitos de beleza que se enraizaram de tal maneira , que os tomamos como certos e verdadeiros . Apesar de toda a informação que existe hoje em dia , não é fácil separar o trigo do joio . Então , ideias como a dos pelos engrossarem quando depilados com lâminas ou do chocolate provocar acne são o exemplo perfeito de mitos que continuam a circular . E é bem possivel darmos por nós a toma-los como certos . Não passam de mitos urbanos exagerados pela facilidade com que a informação é espalhada hoje em dia , na internet .
Reuni os mais comuns e vou explicar porque devemos parar de acreditar neles .

Mito 1 : Devemos usar produtos anti-idade a partir dos 25 anos .

- O processo de envelhecimento da pele é individual e pode ser influenciado por diversos factores . Dai que , cosméticamente  falando , nos referimos à idade da pele como o diagnóstico que ela apresenta . E esse diagnóstico não está relacionado com a idade que vem no Cartão de Cidadão . Se mantivermos a pele bem hidratada , limpa e protegida do sol e radicais livres , ela irá desenvolver menos rugas e marcas de expressão . E os cuidados anti-idade podem ser adiados .
Resumidamente : Aos 25 anos devemos apostar na prevenção com hidratante , filtros solares e cremes com activos antioxidantes . Aos 30 anos já podemos usar , além de antioxidantes , cremes que estimulem o colagénio da pele ( que vamos começar a perder ) . Aos  40 anos , é hora de resgatar a firmeza e combater as manchas , passando da prevenção à reparação -  os produtos com activos despigmentantes e revitalizantes  vão abrandar o foto-envelhecimento . E a partir dos 50 anos , os cremes com efeito reafirmante e activos tensores vão actuar na flacidez e perda de elasticidade da pele .

Mito 2 : Rodelas de pepino nos olhos diminuem olheiras e inchaço .


- Nas novelas e filmes , este é um cenário comum . E até faz sentido o uso do pepino , porque tem propriedades hidratantes e calmantes . Mas o que provoca a vasoconstrição e a diminuição do inchaço é o facto das rodelas estarem geladas . Ao entrar em contacto com a pele , as rodelas frias promovem a contracção dos vasos sanguíneos localizados debaixo dos olhos e , com isso , o inchaço das pálpebras diminui e as olheiras clareiam . Mas este é um efeito imediato e dura pouco . Uma boa lavagem com água bem gelada tem o mesmo efeito , em noites mal dormidas .

Mito 3 : Não é preciso usar protector solar se usamos uma base ou creme com factor solar .


- Mesmo que a maquilhagem tenha filtros solares , o uso do protector solar é indispensável ao longo do dia , especialmente para quem está constantemente exposta . Se nos maquilhamos em casa de manhã , provavelmente o filtro solar da base ou creme já perdeu a eficácia quando chegamos ao trabalho . O ideal é que o protector solar seja aplicado a cada três horas , se estivermos maquilhadas , vamos ter de refazer todo o processo ao longo do dia , é verdade , mas todas nós sabemos que a vida de mulher não é fácil !

Mito 4 : Arrancar um cabelo branco vai provocar o nascimento de ainda mais cabelos branco .


- A única coisa que vai acontecer é a reposição do fio no mesmo lugar . Cada folículo capilar é responsável por produzir um certo numero de fios ao longo da vida . Ou seja , até esse folículo se esgotar , vai continuar a produzir fios . Não se preocupem , as vossas cabeleiras não vão ficar grisalhas . Mas por ser um fenómeno progressivo ao arrancar o cabelo branco , o que nasce no seu lugar provavelmente também será branco .

       Mito 5 : Se uma mulher de 30 anos usar um anti-rugas indicado para 50 anos , vai ter um "super-efeito".

 - Na melhor das hipóteses , não vai ter efeito nenhum porque não há rugas , flacidez nem perda de elasticidade para combater . Aos 30 anos , a pele ainda tem a capacidade de auto-regeneração e mesmo que esteja intensamente exposta aos agressores externos , apenas deve usar produtos de prevenção (hidratantes , antioxidantes e filtro solar , por exemplo ) . Os cremes para 50 anos são , na maioria das vezes , mais densos e concentrados e podem mesmo levar a danos na pele : irritações , oleosidade , acne , manchas e até cicatrizes .

Mito 6 : Protector Solar é só preciso no Verão .


- Não , não e não . Os índices UV em Portugal variam entre o moderado e o alto entre Outubro e Abril e muito alto entre Maio e Setembro , o que significa que , embora no Verão a protecção tenha que ser efectiva , no resto do ano os índices UV continuam a ser altos . Os especialistas dizem que aos 20 anos , já apanhamos todo o sol a que temos direito na vida inteira , portanto é essencial o uso diário de filtros no rosto , pescoço , peito e mãos , as zonas expostas durante todo o ano . Quando comprarem um protector solar , escolham um que proteja contra os raios UVB (responsáveis pelas queimaduras solares e o cancro da pele , mais intensos entre as 11h00 e as 15h00 ) e contra os raios UVA ( presentes durante todo o dia e que causam , além do envelhecimento precoce , também causam cancro da pele) .

Mito 7 : Ao comprar uma base , podemos testá-la na mão ou no braço .

 - Bem , só se formos usá-la efectivamente nas mãos ou nos braços . Na maioria das vezes , o nosso rosto não tem a mesma tonalidade que as mãos e a textura também não é a mesma . O sitio correcto para testar uma base é na linha do maxilar , já que nos permite fazer uma comparação com o tom do rosto e do pescoço . A cor da base correcta é a que "desaparecer" quando aplicada . Ou seja , a que não nos permita distinguir a zona com base da zona sem base .

Mito 8 : Os hidratantes não são para peles oleosas .


- Ou neste caso , só servem para peles secas . E este é um mito em que muitas mulheres ainda acreditam . A hidratação é fundamental em todas as idades e tipos de pele . Dai que a oleosa também fica desidratada e danificada e , como qualquer tipo de pele , precisa de hidratação regular . A chave é encontrar os hidratantes certos para este tipo de pele - que não vão obstruir os poros (não-comedogénicos) , não contenham óleos (oil free) e que regulem o excesso de produção de sebo.

Mito 9 : O chocolate provoca acne .

 - O acne é uma doença inflamatória da pele e não existem estudos que comprovem que o chocolate ,ou outros alimentos , o possam provocar .  Na verdade , o acne está relacionado com a produção de sebo que , quando aumenta , obstruí as glândulas sebáceas (e não com uma visita à Hussel !!).

Mito 10 : Depilar com lâminas engrossa os pelos .


- Confessem lá , já acreditaram neste mito ! Mas não passa disso mesmo . A s lâminas cortam , ou seja , o fio não é extraído pela raiz  . E naturalmente , os pelos são tal como o cabelo , mais finos nas pontas e grossos na raiz . O que acontece é que , quando nos depilamos com lâminas , o pelo acaba por ser cortado ao meio e a parte que fica exposta é a raiz . Dai a sensação que ficou mais grosso !







Espero que tenham gostado !
Beijinhos !!

11 comentários:

  1. Uau adorei o post desconhecia muita coisa que aqui escreveste
    Obrigada querida

    ResponderEliminar
  2. Uau adorei o post desconhecia muita coisa que aqui escreveste
    Obrigada querida

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post princesa.
    Muito bom mesmo. Obrigada pela partilha.

    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    http://magianaspalavrasbypaula.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post aprendi muitas coisas que já fazia de errado.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. estou de parabéns.. a maioria deles conhecia ;)

    ResponderEliminar
  6. Confesso que alguns dos mitos desconhecia e em outros, acreditava! Muito obrigada pela partilha :) Beijinhos
    Ass: Sónia Carvalho

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito, este artigo acaba com algumas ideias erradas :)

    ResponderEliminar
  8. Conhecia alguns, mas adorei todos. :)

    ResponderEliminar